Número total de visualizações de páginas

18 agosto, 2006

As Ilhas Desertas

Um Pequeno Paraíso
As Ilhas Desertas são constituídas por três ilhéus (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) situados a SE da Madeira, possuindo uma área de 9.672, dividida em Reserva Parcial - a Norte, e Reserva Integral - a Sul.

É uma Reserva Natural desde 1995, através do Decreto Legislativo Regional n.º 9/95/M. Inicialmente, a protecção destas ilhas esteve relacionada pela urgência de tomada de medidas para a conservação do Lobo Marinho. Actualmente o seu objectivo prende-se com a protecção e preservação de todo um conjunto de fauna e flora únicos e que englobam várias espécies raras e endémicas.


As Ilhas Desertas são de origem vulcânica, com cinzas de cor avermelhada e amarelada, que em geral formam camadas mais ou menos definidas e são, por vezes, atravessadas, no sentido vertical, por filões de basaltos, tendo uma extensa faixa litoral (cerca de 37700m) formada por escarpas muito inclinadas e quase a pique, de difícil acesso. As Ilhas Desertas constituem um reduto, por excelência, do Lobo-marinho, espécie emblemática da Reserva, que se encontra em recuperação populacional. Também é um local importante de nidificação de aves marinhas.

a Cagarra, Calonectris diomedea borealis

o Roque de Castro, Oceanodroma castro

a Alma-Negra, Bulweria bulwerii

a rara Freira do Bugio, Peterodroma feae,com uma distribuição mundial que se restringe à Ilha do Bugio e Cabo Verde

A abordagem das ilhas desertas foi sugerida por Soslayo do blog In Mente, ao qual agradeço, pelo conhecimento que me proporcionou na realização deste post.

15 comentários:

Anónimo disse...

ilhas desertas para onde esta marcado um concerto de jazz. dá para acreditar?? ainda esta semana o antigo director do parque natural da madeira que esta em total desacordo, dizia a um órgão de comunicação social regional: jazz nas desertas é o mesmo que rapp na igreja da sé.

bom fim de semana

ROADRUNNER disse...

Ainda bem que se chamam "desertas" e que o nome faz jús à realidade...
VOLTEI!

MEHC disse...

Olá, Fátima. Cheguei aqui trazida pela Mariazinha :)Ainda não percorri o blog mas fiquei encantada com este post, das Desertas q tenho sempre no meu horizonte visual. As fotos são lindas. Os habitantes dessas ilhas também. Tb tenho um post sobre a Desertinha, que andou ferida.
O tal concerto de jazz já foi alterado, para a Ponta de São Lourenço, sg. notícias recentes.Haja bom senso e que não se prejudique NUNCA o ambiente, tantas vezes tão frágil.
Um abraço

João Soares disse...

Olá,Fátima
Muito importante ter visitado as Desertas e dar a mostrar os seus habitantes.Muitos ilhéus são os refúgios , os hóteis de muitos seres vivos...merecem o nosso maior respeito.
P.S. Coloquei o v/ selo da Amazónia no Bioterra.Claro, está na secção Terra Viva.
Beijinhos

Aprendiz de Viajante disse...

Quando entro aqui estou em sintonia com a minha terra... cheira a ilha, a vulcão adormecido... paraíso!!!

Gosto muito de te visitar.
Um bjo e boa semana.

Faroleiro disse...

Blog muito interessante! :D

Anónimo disse...

E se eu disser que por vezes também gostaria de viver numa ilha deserta. Espero que muitas das maravilhas que ainda as há por esse mundo fora, durem muitos anos.
Abraço.

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Também temos aqui nossas ilhas de nome Desertas...

Beijinhos de boa sorte!!!
Cris

Anónimo disse...

Que maravilha! Chegar aí deve ser bem difícil. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Vim te desejar um lindo final de semana e deixar um presentinho para o blog da Francisca. É um reloginho com carinha de urso polar e um bichinho que se movimenta, para ser colocado no blog dela!!! O cãozinho eu dei o nome de Faísca e espero que ela goste!!!

Diga-lhe que foi a tia Cris quem mandou, junto com um beijo!!!

Beijinhos pra ti também,
Cris

Desambientado disse...

Fátima.

As ilhas portugueas não se esgotam. O teu site é por si próprio uma ilha de paixão e energia, energia que por vezes vai, mas volta sempre.

Espero que esteja tudo bem contigo.

Desambientado disse...

Não és só tu, somos todos nós.
Muita energia sai da nossa mente, mas por vezes é o corpo que paga.

Gostei do teu ando, andando e lembrei-me de que "É andando que se faz caminho".

Um beijinho.

Aprendiz de Viajante disse...

Passei para te desejar um bfs!

Desambientado disse...

Acabei de regressar da Madeira. Nada mais apropriado do que o teu post.
Passei ao lado do Gordon e o voo não foi nada agradavel.
Nessas coisas do tempo, parece que Rei Morto, Rei Posto, já que se aproxima pelo Norte a Helen.

Espero que esteja tudo bem contigo.

Um beijinho.

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Já velejei muito e já naveguei em torno das nossas Desertas, que por fim são bem habitas!!! Há nelas muitas espécies de vida e muitas aves as usam para nidificação, mas nunca pisem em nenhuma delas... Somente olhei a distância... Me parece uma espécie de invasão...

Beijos a ti e xiquinha!!!

Cris