Número total de visualizações de página

05 janeiro, 2006

Os olhos admiram e o coração envolve

Os Açores são nove ilhas maravilhosas, de origem vulcânica, banhadas pelo Oceano Atlântico, com paisagens naturais de inegável beleza que deliciam os seus habitantes e quem os visita. Compõem-se de três grupos: O Ocidental (Corvo e Flores), O Central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Pico e Faial) e o Oriental (S. Miguel e Santa Maria).

Vamos espreitar...

Grupo Ocidental

O Corvo

A Ilha do Corvo é a mais pequena dos Açores (17 Km2). É composta por um cone vulcânico cujo o seu abatimento originou uma cratera (o Caldeirão) e por enormes falésias na costa ocidental da ilha, atingindo aproximadamente 700 m de altitude, sendo as mais elevadas dos Açores.

As falésias e o Caldeirão constituem Zonas de Protecção Especial dos Açores ao abrigo do Decreto Regulamentar Regional nº 14/2004.

As Flores

A ilha das Flores, a mais formosa do arquipélago, possui uma superfície de 143,11 Km2 e o ponto mais alto é de 914m, correspondendo ao Morro Alto classificado como Sítio de interesse Comunitário pelo Decreto Legislativo Regional nº 18/2002/A. Neste Morro, na encosta Oeste da ilha, incrusta-se a Rocha dos Bordões com 460m de altitude, resultado de um curioso fenómeno geológico originado pela solidificação do basalto em altas estrias verticais.

As caldeiras, desta ilha, constituem um património natural ímpar quer pela sua quantidade, quer pela sua beleza. As oito caldeiras existentes estão associadas a lagoas, constituindo importantes reservatórios de água.

Eis algumas...

Caldeira Comprida

Caldeira Funda
Caldeira Negra

Resta-nos admirar e no coração guardar o muito que há a preservar, para nada se esfumar no ar e ficarmos a lamentar.
Fotografias extraídas de:

36 comentários:

Desambientado disse...

Nada como uma história ilustrada das nove ilhas. Suponho que as outras vem a seguir....

Fátima Silva disse...

Desambientado,
sempre atento, nem sei como arranja tempo. Obrigada pelo comentário. Sem dúvida que as restantes vão emergir da bruma para completar o painel, mas aos poucos.

Hugo disse...

Que previlégio...

Simplesmente lindo.

Desambientado disse...

Fátima.
O plagiadissimo colocou parte de um poste teu no seu blog. Ficou interessante. Não sei se já viste.O link é.
http://plagiadissimo.blogspot.com/

Fátima Silva disse...

Sabes Hugo, é mesmo um privilégio viver nestas ilhas. Um luxo a que poucos têm acesso.
Obrigada pela visita

Fátima Silva disse...

Desambientado, Já dei uma espreitade-la ao plagiadíssimo. Está muito interessante. Obrigada pela sugestão.

Ana Isabel Godinho disse...

Fátima: o teu blog está muito giro!
As imagens são lindas, muito apelativas vê-se mesmo o teu orgulho de seres Açoreana!

Ana Isabel

Fátima Silva disse...

Ana Isabel, muito simpático o teu comentário. Tens razão sou ilhéu até às entranhas e sofro quando me separo destas magníficas paisagens. Não é exagero!
Muito obrigada pela tua visita.

FSilva disse...

Ser Açoriana e viver nos Açores é deveras um privilégio e espero que continue a ser.

Sou apaixonada pela ilha das Flores, sempre que tenho oportunidade vou passar uns dias à Fajã Grande, tomar banho nas suas cascatas, ver o pôr do sol mais lindo do Mundo.

Fátima Silva disse...

Bem-vinda fsilva,
Conheço as Flores só de passagem. Fui lá no mês de Janeiro em serviço, numa altura em que as hortenses estavam murchas... não é a época melhor para cá vir disseram-me, volte no Verão. É claro que nunca mais surgiu oportunidade de nova visita.
No entanto gostei da imponência das lagoas, dos penhascos e das cascatas, até o nevoeiro possuia algo de atractivo... uma mistura de mistério e isolamento consagrado... sensação estranha, embora agradável que guardo na memória até hoje.
Quanto ao Corvo, fiquei-me por admirá-lo ao longe... o tempo estava mau e não houve oportunidade de uma visita.

José Aurélio Almeida disse...

Olá Fátima!
Vim espreitar o teu blog e deparei-me com dois tipos de novidades.
Primeiro o informativo e muito bem ilustrado post sobre o nosso Grupo Ocidental (fico na expectativa em relação aos também nossos Grupo Central e Grupo Oriental).
Depois verifico que estás avançadíssima em termos tecnológicos (recursos na barra lateral).
Parabéns!

Fátima Silva disse...

Caro José Aurélio, sejas muito bem-vindo a este blog.
Os grupos Central e Oriental também terão um tratamento personalizado a seu tempo.
Quanto ao reparo que fazes sobre os recursos tecnológicos do blog, não igualam os teus. De qualquer modo fico-te muito grata pelo comentário e pela honrosa visita.

Solariso disse...

Nunca estive nos Açores, no entanto sempre senti uma curiosidade enorme de visitar essas ilhas. As vezes quando fico a ver alguma reportagem ou documentário, começo a imaginar viver nos Açores e o chamamento aumenta de intensidade.

Mas é tão longe de tudo o resto!!!

Nanda disse...

Infelizmente ainda não conheço nenhuma ilha dos Açores, ainda não tive oportunidade, mas lá há-de chegar o dia..
Linda Imagens, complementadas com o texto.
Como ilheu que sou, sei o orgulho que sentes em divulgar essa maravilha :)

Fátima Silva disse...

Olá Solariso! Bem-vindo às ilhas! São ilhas encantadas, envoltas pelo imenso Atlântico, umas vezes calmo outras mais furioso venera as ilhas.
Muito obrigada pela tua simpática visita e quando tiveres oportunidade não existes em visitar o nosso pequeno paraíso. Um pequeno pedaço de céu.

Fátima Silva disse...

Olha Nanda, também nunca estive na tua ilha. Já vi muitas fotografias, outras tantas histórias de amigos que a visitam, mas ainda não tive esse prazer. Talvez um dia o sonho se realize.
Obrigada pelo teu comentário tão bonito. Este post encerra uma preocupação muito legitima, aprender a amar o nosso património para ter vontade de o preservar. Um pequeno esforço, uma pequena ideia, que engloba um grande desejo.
Obrigada e volta sempre.

Desambientado disse...

Fátima.

Estás Chateada comigo? Olha que sinto a falta do teu habitual comentário, nem que seja: Passei por aqui, sem tempo. Com mais tempo voltarei.
A gente habitua-se a ter um pequeno comentário e viciamo-nos. Quando não acontece pensamos que os visitantes habituais estão doentes.

Fátima Silva disse...

Professor Félix, talvez fosse a última pessoa com quem me chateasse.
Visitar o seu blog é um prazer, mas posta a uma velocidade vertiginosa e ainda não tive oportunidade de lá colocar um comentário. A mensagem é extensa e quero parar um pouco para reflectir.
Adoro o seu blog, pela linguagem, criatividade, ritmo, imagem, interacção... é preciso continuar?...
Esta semana tenho andado atarefadíssima com uns relatórios de alunos e tenho-me deitado bastante tarde. Pensei que os terminava na 3ª, mas ainda estou com eles. Além do mais envolvem outros colegas e há sempre acertos a fazer.
Não passará um único post do seu blog que não comente, posso é ser a última, mas lá marcarei a minha presença.
Ah, mas fico bastante feliz por achar falta da minha presença. Vaidade feminina.

Desambientado disse...

Pode ficar vaidosa. Tem comentários muito pertinentes e se não fosse este grupinho, o blog não tinha nem um décimo da piada.

Fátima Silva disse...

Muito obrigada, é sempre muito simpático.

Cidalia disse...

Olá Fátima
Não tenho tido mto tempo para visitar os blogs mas quero dizer que nã sou açoreana e simplesmente ADORO viver neste pedacinho no meio do mar. Estou a espera do resto dos grupos.

Agora uma pergunta... como colocaste a florzinha que aparece no teu blog quando colocamos o cursor?

Fatima Silva disse...

Muito obrigada Cidália pela tua sempre amável visita.
Este "pedacinho no meio do mar" como dizes é simplesmente maravilhoso e tu vives num sítio privilegiado, com os ilhéus a teus pés.

Para obteres uma florzinha ou outra imagem, consultas:
http://www.maisblog.com/ e lá encontras imensas ferramentas que podes adicionar muito facilmente ao teu blog. Basta te registares, copiares o código correspondente à ferramenta que desejas, colá-lo num sítio à tua escolha no Modelo ou Template do blog e já está.
Espero que te tenha ajudado.
Uma vez mais obrigada pela tua visita e volta sempre.

Desambientado disse...

Gostei da florzinha.

Cidalia disse...

Obrigada Fátima.
Já agora diz-me uma coisa (não tem nada a ver com o teu blog)....
Sobre o teu trablho de PIA, voces têm alguma informação ou a EBI dos Biscoitos tem algo sobre o mar com os miúdos ou mesmo apenas informação?

Fátima Silva disse...

É assim. O PIA continua o seu rumo e são várias as actividades em que está envolvido na EBI. O seu objectivo é de envover e comprometer as pessoas no desenvolvimento de projectos de cariz ambiental, dando-lhes continuidade, implementando uma política de Educação Ambiental, objectivo principal. Existem vários projectos a decorrer no âmbito do Comenius, Eco-Escolas e outros que vão sendo desenvolvidos na área de projecto. Um deles é de facto "A criação de um aquário de água salgada". Projecto que aborda diversas perspectivas da vida dos organismos vivos marinhos, bem com os distúrbios antropogénicos (caso da poluição). É um projecto que está a ser desenvolvido pela turma do 6ºC. Dentro de poucos dias sairá um post sobre isso em:
http://ambientenosbiscoitos.blogspot.com

Fátima Silva disse...

Desambientado,
a florzinha é um mimo que faço a todos os meus ilustres visitantes. Aos meus amigos gosto de lhes oferecer flores. A flor simboliza a simplicidade, a beleza e o perfume que os envolve cada vez que se aventuram a visitar-me e pacientemente esperam por um novo post.
Obrigada pelo comentário

Desambientado disse...

Cheira-me a rosa, a tua florzinha.
Muito simpático da tua parte.

Cidalia disse...

OObrigada Fátima, vou ficar atenta ao novo post.
Mais uma pergunta... quem é queestá a judar "cientificamente" o 6º C?

Cidalia disse...

Desculpa os erros Fátima, mas é da pressa.....

Fátima Silva disse...

Cidália.
Hoje já vais esclarecer as tuas dúvidas. Lá para a noitinha consulta o blog da EBI.
Obrigada pelo interesse e participação. Pergunta sempre.

Cidalia disse...

OBrigada Fátima.
Desculpa se estou a ser chata mas já sabes.... eu sou assim mesmo.
Beijinhos

Fátima Silva disse...

Podes ser chata à vontade. Gosto muito dos chatos, ajudam-me a progredir.
Beijs. p'ra ti

Ruth Iara disse...

É tudo muito lindo realmente.

TF disse...

Uma maravilha, simplesmente!

Fátima Silva disse...

ruth iara,
concordo plenamente contigo.

Fátima Silva disse...

tf,
obrigada pela tua visita. Ainda bem que gostaste desta pequena maravilha que é o grupo Ocidental, do arquipélago dos Açores.