Número total de visualizações de páginas

21 janeiro, 2006

O Grupo Central: cinco ilhas de encantar

ILHA TERCEIRA







A minha ilha
O meu canto
O meu refúgio
...................................................................................................................
NASA satellite image of Terceira Island, Azores
A Terceira, também conhecida por ilha de Jesus Cristo, foi a 3ª ilha do arquipélago dos Açores a ser descoberta, sendo a 3ª maior ilha deste maravilhoso conjunto de 9, possuindo uma área de 396,75 Km2. Devido à sua localização geográfica desempenhou um papel de extrema importância nas viagens dos portugueses para a Índia, por altura das descobertas, séc. XVI, para o reabastecimento e reparação das naus.
À semelhança das restantes ilhas é de origem vulcânica, assistiu a várias erupções que foram modelando o terreno com colinas e crateras. A Ilha assenta sob três grandes maciços estruturais, constituídos pelos estracto-vulcões dos Cinco Picos a leste, pelo maciço Guilherme Moniz - Pico Alto no centro e Santa Bárbara a oeste.
Os Ilhéus das Cabras
Os Ilhéus das Cabras são compostos por falésias argilosas e calhau rolado. São dois ilhéus rochosos, atingindo a altitude de 147m, com uma baia, caldeira, grutas e fendas e foram classificados como Zona de Protecção Especial ao abrigo da Directiva Aves.
Costa das Quatro Ribeiras

A Costa das Quatro Ribeiras é um Sítio de Importância Comunitária, devido à sua complexidade geomorfológica, vales de ribeiras, linhas de água permanente, matos costeiros, grutas submersas e semi-submersas, enseadas, baías pouco profundas... tudo permanece ainda com pouca intervenção humana.

Ponta das Contendas

A Ponta das Contendas é uma zona costeira baixa, onde o cagarro, o garajau-rosado e o garajau-comum nidificam.

O cagarro

O Garajau-rosado

O Garajau-comum

Estas aves encontram-se protegidas por leis internacionais e nacionais. Para além disso, são muito sensíveis à presença humana. Quando perturbadas podem abandonar os ninhos e deixar de alimentar as suas crias.
O Algar do Carvão

O Algar do Carvão está localizado na zona central desta ilha e constitui um Monumento Natural Regional, ao abrigo do Decreto Legislativo Regional nº 9/2004/A. Corresponde a um cone vulcânico com uma cratera de 15 X 20 m termina 90 m abaixo numa lagoa de águas límpidas. A água ao infiltrar-se pelas rochas e escórias dissolve-se e "é enriquecida em minerais férricos e de sílica. Ao libertar-se, precipitando-se na lagoa, deposita, nas abóbadas, nas paredes interiores e nos pavimentos os minerais sob a forma de estalactites e estalagmites.

Continuação...

Comentário da Cidália à Ponta das Contendas:

"...por este caminho podemos observar vários "cartazes" sobre aquela zona relativamente a vegetação e seus "habitantes" no entanto, encontro estes caminhos um pouco "desprezados". Será que não há nenhum serviço ambiental que passe por lá de vez enquando?"

-Alguém para responder?

Fotos extraídas:

www.azorestourism.com

travels.ip6.fccn.pt/ acores2003/077.JPG

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Terceira_sat.jpg

http://www.horta.uac.pt/imagdop/Servicos/Sterna_dougallii/B.jpg

31 comentários:

Anónimo disse...

Esta exposição sobre as ilhas está a ficar interessante. Continua

Cidalia disse...

Ah Fátima.... este ilheu tão lindo que todos os dias o vejo!!!
Acho que não trocava o lugar onde estou a morar por nenhum outro.
Outro aspecto que abordas no teu post é a ponta das Contentas.
Muitas vezes percorro o caminho da Maria Vieira e no meio desta caminhada dá para admirar esta obra feita pela natureza. TAmbém por este caminho podemos observar vários "cartazes" sobre aquela zona relativamente a vegetação e seus "habitantes" no entanto, encontro estes caminhos um pouco "desprezados". Será que não há nenhum serviço ambiental que passe por lá de vez enquando?

Mas,

Fátima Silva disse...

Ao anónimo obrigada pela visita e comentário.
A exposição vai-se compondo. Ainda sobre esta ilha, pretendo explorar um pouco mais, porque está recheada de zonas bonitas e com grande valor patrimonial. Além do mais é a minha ilha.

Fátima Silva disse...

Cidália.
Já estou como diz o desambientado a gente começa-se a habituar às pessoas e gosta da sua presença. Quando algum cá não está por qualquer razão sentimos falta. Gosto dos teus comentários pertinentes e críticos, fazem-nos pensar.
A Ponta das Contendas está classificada, como mos disse, o dr. Carquejeiro, como zona de protecção especial, que faz parte da rede natura 2000. Zona muito importante pela sua riqueza geomorfológica, mas também porque é berço das avezinhas que viste no post.
Agora classificar sítios pode dar muito trabalho, pois de certeza há todo um trabalho de campo que se tem de fazer... manter esses sítios dá mais trabalho ainda, pois implica sensibilizar, educar, cuidar... e às vezes parece que os sítios classificados ficam auto-suficientes... faz-se pouco. Não sei quem tem essa responsabilidade, à partida somos todos nós, mas depois... Acho que vou perguntar no post, pode ser que alguém se entusiasme a responder.

Anónimo disse...

parabens pelo blog,

Nos dias de chuva sempre posso dar um passeio pela ilha sem sair de casa. Támbem serve para descobrir.Ah,sugiro uma postagem sobre as plantas endémicas e outra sobre percursos pedestres.

Desambientado disse...

Falar da nossa casa, com a paixão de ser terceirense, rabo-torto, aficcionado e liberal.

Vim aqui de propósito à hora de almoço, pagar a coima, de um crime....indesculpavel.
Garanto-te que ainda anteontem passei no teu blog e não vi nada. Todos os dias salto os blogs da casa todos. Ontem não vi e hoje, só agora.
Fico à espera das restantes quatro ilhas do Grupo Central.

É nosso e é mesmo lindo.

Terceirense disse...

Bonito blog com imagens lindíssimas. Informo que estão a decorrer as inscrições para o convívio terceirense denominado I Encontro Bloguista da Ilha Terceira. Junte-se a nós e traga companhia. Cumprimentos cordiais

Desambientado disse...

Cá está a prova provada que que qualquer coisa estranha se andou a passar com o teu blog.
Deixei convite no post anterior para o encontro de blogs. Não está lá, e só agora, vejo aqui o convite da Azoriana.

~Vim cá mais uma vez penitenciar-me.....

Fátima Silva disse...

Luis,
muito obrigada pela tua visita, sobretudo pelos teus comentários. Quando acabar o tour pelas ilhas vou tentar atender ao teu pedido.
A minha viagem pelas ilhas está a ser lenta... mas vai chegar ao fim.
Volta sempre

Fátima Silva disse...

Azoriana,
Muito obrigada pela tua visita simpática e pelas tuas palavras acolhedoras. Já me tinhas escrito um email, mas peço desculpa de ainda não te ter respondido.
Hoje estive com outros colegas que têm blogs e eles manifestaram interesse em participar. Penso que é uma ideia interessante e conto lá estar.
Volta sempre!

Fátima Silva disse...

Desambientado,
Com tanta penitência ainda lhe vai faltar o ar. Não precisava, basta a presença que é sempre muito bem-vinda. Não a dispenso! Habituei-me tanto ao carinho e à simpatia de cada comentário que sinto a sua ausência.
Pois de facto este post estava para surgir de outro modo, mas tenho tido problemas nas postagens. Pode ser que tenha mais sucesso na próxima.
De facto ser terceirense é uma honra e uma imensa alegria. Fazer parte destas lindas paisagens, sentir o mar aos pés e a sua aragem no rosto, enche-nos a alma e o corpo todo.
Depois ser ilhéu é sempre uma aventura divinal...
Muito obrigada pelo comentário e volta sempre

Anónimo disse...

QUE FELICIDADE VER A CAMPANHA SE ESPALAHNDO PELO MUNDO!!!!!!
BEM VINDA A LUTA GUERREIRA!! TEMOS EM COMUM O NOME E MESMA VONTADE DE FAZER DESSE MUNDO UM LUGAR MAIS JUSTO E MELHOR PARA HOMENS E ANIMAIS .
vou linkar seu blog os nosso post. obrigada pelo apoio!
Bjs

Terceirense disse...

Fátima,

A inscrição já vai ser adicionada. Fiz a auto-experiência de me inscrever clicando no envelope.gif que direcciona para a saída de e-mail através do out-look express e deu certo. Mas se porventura houver mais alguém com dificuldades basta enviar um e-mail para rosasilva@vodafone.pt que colocarei na lista de blogs inscritos.

Este encontro tem tudo para ser um excelente convívio e temos o convidado especial que é detentor de um blog de gabarito.

Cumprimentos cordiais

Paulo disse...

Blog interessante e de se repetir a visita.

Anónimo disse...

OBRIGADA POR APOIAR A CAMPANHA!
"Sozinhos, somos uma gota... Juntos, somos um oceano "
Greenpeace
Um abraço

Fátima Silva disse...

Fátima,
Muito obrigada pela visita. Penso que se unirmos esforços conseguiremos deixar a humanidade mais rica e, às vezes, basta um só gesto. Sei que é uma gota, mas de boa vontade.
Obrigada por anexar o meu blog! É uma honra"

Fátima Silva disse...

Solariso,
Muito obrigada pela sua generosa visita. Os Açores são ilhas maravilhosas de paz e beleza. As suas especificidades geológicas e faunísticas marcam a sua singularidade... vale a pena visitá-los e sentir o seu pulsar no meio do oceano imenso... uma verdadeira aventura.
Agradeço a honra que me concedeu em anexar o meu blog ao seu e os elogios.
Sou visitante assídua do seu blog que possui informação muito útil e pertinente. Está de parabéns!
Volte sempre e delicie-se com estas lindíssimas paisagens.

Fátima Silva disse...

Bitta, a tua simpatia é muita. Fico feliz por vires ao meu humilde espaço com tanta frequência. É uma honra. Também tenho acompanhado o crescimento do teu blog e apreciado a sua vertente reflexiva... uma viagem ao interior de nós próprios.
Volta sempre

Fátima Silva disse...

Azoriana,
o teu entusiasmo pelo encontro de bloguistas está a provocar em nós grande expectativa...
Obrigada por me teres inscrito.

Fátima Silva disse...

fernão,
fico feliz por teres visitado este espaço que é nosso e muita gradecida pelo comentário. Tenho visitado também o teu blog que possui alma de pássaro e permitiu-me voar. Obrigada

vidal disse...

Olá Fátima!

Já inseri o link para o teu blog nos meus favoritos.
Agora já não podes reclamar, deixei finalmente um comentário.
Beijinhos e bom fim-de-semana.
Eva

Fátima Silva disse...

Eva,
muito me honras com a tua presença e comentário sempre bem disposto. Obrigada por teres inserido o meu blog no teu espaço virtual. Desejo-te também bom fim-de-semana. Beijinhos.

Fátima Silva disse...

ruth iara,
é muito gentil no seu comentário. O que aqui se posta, no fundo, são pedaços de preocupações e realidades para serem debatidos e aperfeiçoados, neste espaço. Os comentários são a sua maior riqueza .
Obrigada pela sua carinhosa visita.

Anónimo disse...

Tua campanha pode fazer a diferença nessa causa guerreira. Vendo teu blog.. tuas fotos.. é tudo muito lindo. Parei um bom tempo aqui.. perfeito! Qt as baleias.. nossa luta só termina quando terminar a matança. Não podemos morrer na praia... precisamos fazer algo urgente
http://oceans.greenpeace.org/pt/ precisamos divulgar para as pessoas mandarem emails para o presidente do matadouro das baleias. Bom domingo.... que bom que vc existe.

Fátima Silva disse...

mar,
muito gentis os seus comentários. Este blog é um minúsculo sopro no oceano. A minha vontade é que haja respeito pela vida para que a haja em abundância.

Desambientado disse...

Eu venho agradecer os 100 comentários e contribuir para os 30.
Este é o 29 e o próximo só terá escrito o número 30.

Um beijinho.

Desambientado disse...

30

Fátima Silva disse...

Desambientado.
Imaginação não lhe falta e tem sempre uma forma especial de agradecer.
Muito obrigada por ter contribuído para os muito honrosos 30 comentários.
Um beijinho

Desambientado disse...

Fátima.

Agora venho apenas comentar. O post da direita não faz links para as páginas dos outros posts.
Convêm mesmo pô-lo como texto.

Fátima Silva disse...

Desambientado,
obrigada pela advertência. Já tinha reparado que os links não funcionavam. Vou seguir o conselho e fazer um post com ele.

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »