Número total de visualizações de página

20 outubro, 2006

Os Cagarros


O cagarro é uma ave marinha que vem a terra, de Março a Outubro, para se reproduzir e nidificar.
Depois... no fim de Outubro, os juvenis são abandonados, nos ninhos, pelos progenitores.

É aí que começa a intensa luta pela sobrevivência! Movidos pela fome, atrevem-se ao primeiro voo. Como se orientam pelas estrelas e possuem uma visão difusa, são enganados e encandeados pelas luzes das povoações e dos automóveis. Desse modo, muitos cagarros morrem por colisão ou atropelamento.

Este é um juvenil bastante sortudo. Foi salvo pelos alunos da Escola Básica Integrada dos Biscoitos, na tarde de ontem. Após algumas peripécias e muito empenho lá ficou o cagarro no caixote a aguardar o seu destino.

Foi com certeza um bom destino! Dois vigilantes da natureza recolheram-no, com todo o cuidado, para o libertarem depois junto ao mar.

7 comentários:

ROADRUNNER disse...

Sortudo!
Bem-vinda depois desta longa ausência.
Saudações!

soslayo disse...

Fátima Silva:

Gesto bonito que por cá também acontecem muitas vezes! Só que na Madeira o povo chama de "Cagarra". Um beijinho.

Félix Rodrigues disse...

Já salvei um também. Não é fácil segurá-lo.
Imagino que tenha sido uma grande agitação...e no fim, certamente um grande contentamento.

Beijinhos

Félix

Fátima Silva disse...

roadrunner. Obrigada pela tua visita. Tenho consciência que nem sempre cuido deste espaço como devia. Sinto-me honrada com a tua presença fiel, apesar do tempo.

Fátima Silva disse...

Por aqui também, Soslayo, são muitos os que são salvos, mas na escola é um acontecimento inédito. Os rapazes estavam orgulhosos do seu feito.
Um beijinho

Fátima Silva disse...

Félix, não assisti ao salvamento, mas um dos rapazes envolvidos contou-me depois. Ele estava entusiasmadíssimo e a alma saltava-lhe pelos olhos. Foi por essa alegria manifesta que contagiou uns tantos que me emocionou.
Beijinhos

Anónimo disse...

este ano eu e a minha família salvámos um que caíu no nosso quintal, e o meu cão estava interessado em meter-lhe o dente...