Número total de visualizações de páginas

13 dezembro, 2006

Ano Polar Internacional

Ao ler o post do Desambientado "Ando Polar" inteirei-me de que 2007 era o Ano Internacional Polar (AIP). Aliás, o período exacto das comemorações vai desde 1 de Março de 2007 a 1 de Março de 2009. Este prazo mais alargado irá permitir que os cientistas trabalhem em ambas as regiões polares, no Verão e no Inverno.

Este evento de extrema importância para a humanidade foi decretado, no dia 19 de Junho de 2006, pelo Conselho Internacional para a Ciência(ICSU), num encontro realizado em Edimburgo, na Escócia.

Hoje sabe-se que as regiões polares possuem grande influência na manutenção do equilíbrio climático a nível de todo o planeta. Com o objectivo de aumentar o conhecimento sobre os pólos, sua influência no sistema global terrestre e as perspectivas para o futuro, a comunidade científica de cerca de 60 países vai proceder a estudos para observar e compreender melhor as regiões polares da Terra.

As regiões polares são muito sensíveis às mudanças climáticas e isso gera uma grande preocupação para o futuro dos ecossistemas polares. Para além disso, as modificações que nelas se opera têm consequências em todos nós, como é o caso da subida do nível do mar (situação dramática para as povoações das zonas costeiras), perda de biodiversidade, alterações climáticas com consequências imprevisíveis...

O Ano Polar Internacional de 2007/2008 também oferece uma oportunidade de sensibilizar toda a humanidade para a importância das regiões polares e como elas influenciam sua vida. Para garantir que haja um acompanhamento das iniciativas, acontecimentos, projectos, etc. deste evento, foi criado um site oficial.


A nível nacional, o Comité Português para o Ano Polar Internacional apresenta o Programa LATITUDE60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional. Este programa visa mobilizar as escolas, professores e alunos de todo o país para várias iniciativas de educação e divulgação científica enquadradas no Ano Polar Internacional.

Alerta proferido por cientistas europeus, reunidos na cidade alemã de Bremen:

"O gelo do Árctico poderá derreter totalmente até 2080, devido ao aquecimento climático."

7 comentários:

ROADRUNNER disse...

Seria dramático, no mínimo. Esperemos que se possa evitar tamanha catástrofe.
Saudações!

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Também ando polarizada, faz muito...

Adoro os extremos e como tal, amo os polos da terra e por todas as maravilhas que eles podem nos dar.
Não sei se ainda resta alguma sorte, mas enfim... Fizemos por merecer e o que eu mais lamento, são das outras espécies que terão de sofrer pelos desmandos humanos.

Bem... Foi uma breve passagem, porém marcante. Adorei tua ilha e os Açores. Voltarei em breve e ficarei mais tempo em tua TERCEIRA... Fique certa disso e me espere!!!

Adorei estar contigo e Xiquinha, bem como com todos daí. Foi uma grande experiência na minha vida!!!
Tenho mesmo muito a agradecer e também a ti.

Obrigada e que teu novo ano seja repleto de boas surpresas, para ti e toda a tua família.

Beijinhos,
Cris

Anónimo disse...

Fátima Silva:

E do Árctico chegam suas lágrimas
chorando baixinho em planícies privilégiadas
ribeirinhas são as zonas visitadas
que não de dando por isso, vão sendo banhadas
aos poucos serão ocupadas!

Um beijo.

Anónimo disse...

rectifico:
"que não se dando por isso, vão sendo banhadas".

Maria Silva disse...

Boas Festas da ilha montanha

Anónimo disse...

A situação é significativamente preocupante... mas o ser humano ainda tem por hábito só sair do seu comodismo quando a situação fica mesmo muito mal...

Simplesmente porque todos nós necessitamos de um abraço de quando em vez, deixo um abraço do fundo da minha alma para ti.

Se quiseres no blog http://lumenorigine.blogspot.com/ podes visualizar os vídeos Os Abraços são Grátis.

Desambientado disse...

O que seria do mundo sem pólos?
Gostei da profundidade do post e da pertinência de explanar as razões da chamada de atenção para os pólos.
Espero que esteja tudo a correr bem.

Aproveito para te desejar um Bom Natal, para ti e família.

O meu computador foi à vida mais uma vez, daía que as passagens pela blogosfera são esporádicas.

Beijinhos.