"Um dos aspectos mais trágicos da condição humana reside na distância entre as regras institucionalizadas e as regras que brotam de cada um" (Lencastre,2004)
- Filosofia subjacente à criação deste blog -
Quando preparei este post fiquei arrepiada, pois as categorias negativas nunca mais acabavam. Na altura pensei "melhor seria se apresentasse os aspectos positivos da humanidade" Mas depois achei que realçar o bom deturpava a reflexão do quanto distantes estamos do verdadeiro caminho. Penso que no interior de cada um desejamos algo de bem diferente. Não queremos que a maldade se propague, mas honestamente fazemos muito pouco para contrariar essa tendência. Um bom ano também para si.
Fátima: Esse é o ano que se quer esquecer, pôr para trás das costas,fechar os olhos e...já passou, ....mas não passou nada acontece todos os dias, muitas das vezes mesmo ao nosso lado, não é a esquecer que se progride, mas reflectido sobre os erros e tentar não voltar a comete-los...coisa bem dificil ppara o Homem.
Desambientado Uma e uma vez mais obrigada pela presença sempre tão atenta e bonita que fico sensibilizada. Em si há sempre uma mensagem carinhosa que nos dá força e nos motiva a prosseguir viagem. Não quis fazer poesia, mas a sua mensagem tocou-me muito e obrigou-me a realizar uma breve retrospectiva à minha vida. Estive para escrever isto, mas aproveito e faço-o aqui. Obrigada.
Ana Isabel, antes de mais obrigada pela tua simpática visita ao meu blog. Tens toda a razão. Não é esquecendo que fazemos desaparecer os problemas que existem. Escrevemos e dizemos tantas coisas, mas é preciso reflectir maduramente sobre os erros para que haja assunção de atitudes humanamente mais correctas. Muito obrigada pelo teu comentário e és sempre bem-vinda. Beijs.
Concordo completamente consigo. A consciência colectiva só se atinge através do aperfeiçoamento da individual. Como poderá haver paz todos os dias se milhares morrem à fome, sofrem maus tratos, são explorados, violentados e injustiçados? Poderemos sempre trabalhar para a paz todos os dias se tivermos, verdadeiramente, vontade de a construir.
Obrigada pela sua visita. Também partilho da sua aspiração "Um Mundo Melhor"...mas,é necessário que a humildade, o amor, o desinteresse e o capitalismo selvagem (neo-liberalismo, ou globalização, ou mundialização...) fossem irradicados, contudo a minoria é muito poderosa e vai continuar a contribuir para que a Humanidade e o Planeta sofram.
Obrigada fsilva pela tua visita ao a este blog. A minha intenção era de pensarmos que são muitos os que sofrem. Sabemos à partida que existem desigualdades que são impostas por uma estrutura económica, que denomino "sem rosto" altamente agressiva. Não podemos ficar à espera que se irradiquem as estruturas existentes, penso mais que tudo faz parte de um processo, embora doloroso, pode ter desfechos imprevisíveis. Cabe-nos pois continuar a acreditar na capacidade humana de evoluir, congregando esforços conjuntos na construção de uma ética ambiental, garantindo o rumo ao desenvolvimento sustentável.
Fsilva, bem-vinda de novo! Daí a Educação Ambiental deva ser uma realidade para que os indivíduos, enquanto cidadãos, tomem consciência das especificidades do meio ambiente e sejam responsabilizados pela sua conservação.
Olá professor Nelson e muito obrigada pela sua honrosa visita. Abriu-nos o petite para os blogs e agora... passam-se bons pedaços à volta deles. Tenho, entretanto, aprendido muito com os posts de outros bloguistas e com os seus comentários. É uma experiência fascinante. Daqui a pouco vai estar disponível outro blog, desta vez da Básica Integrada dos Biscoitos que conta os projectos que se vão realizando no âmbito da Educação Ambiental desde o Jardim de Infância ao 3º Ciclo. Esta foi uma ideia que surgiu na sequência do seu módulo de Práticas Ambientais e de um projecto no domínio da disciplina de Projectos de Intervenção Ambiental. Constitui uma estratégia para permitir à comunidade escolar partilhar os seus projectos e actividades, bem como debater ideias sobre os mais variados temas relacionados com o ambiente. A administrar o blog estou eu com outro colega do 2º ciclo, embora se pense implicar outra pessoa no processo a longo prazo. Como vê sempre se vão fazendo umas coisinhas por aqui. Bom ano de 2006 para si também e, uma vez, obrigada pela sua visita. Volte sempre.
olá mana, espero que tenhas um óptimo ano novo com tudo o que mais desejas. Concordo com o teu artigo, pois a natureza foi feita para o homem se servir dela e consumar o seu viver. E não foi feita para o homem a vandalizar e destruir. BJS Lurdes
Obrigada mana mais uma vez pela tua participação no blog. Também te desejo um óptimo 2006 e que consigas concretizar todos os teus projectos. O homem faz parte da Natureza e não se deveria esquecer disso, logo quando a respeita, respeita-se a si próprio e cria condições de sustentabilidade para a sua própria sobrevivência. Beijinhos e volta sempre.
ruth iara, obrigada pela possibilidade que deu a este post. Ele de facto provocou-me muita tristeza, porque espelha demasiada intolerância, desumanidade, violência, falta de amor... Um abraço para ti
23 comentários:
Sem dúvida que vale a pena pensarmos nisso, porque foi isso que tivemos até agora.
Será isso que queremos continuar a ter, como raça?
Votos de um bom 2006, para ti e toda a família.
Fátima.
Fiquei sensibilizado com a sua resposta às minhas Boas Festas.
Só agora é que li e aproveitei para voltar a responder aqui.
Só tenho uma palavra a dizer: Obrigado.
Quando preparei este post fiquei arrepiada, pois as categorias negativas nunca mais acabavam. Na altura pensei "melhor seria se apresentasse os aspectos positivos da humanidade"
Mas depois achei que realçar o bom deturpava a reflexão do quanto distantes estamos do verdadeiro caminho.
Penso que no interior de cada um desejamos algo de bem diferente. Não queremos que a maldade se propague, mas honestamente fazemos muito pouco para contrariar essa tendência.
Um bom ano também para si.
É verdade.
A felecidade é boa, porque estamos sempre à procura dela. È como o melhor da festa....
Votos de umas boas entradas, para ti e toda a família.
Fátima.
Não conseguiria dizer, fazendo poesia, com a minha poesia. A mensagem é linda e por si só constitui um texto excelente.
Votos de um bom ano.
Fátima: Esse é o ano que se quer esquecer, pôr para trás das costas,fechar os olhos e...já passou, ....mas não passou nada acontece todos os dias, muitas das vezes mesmo ao nosso lado, não é a esquecer que se progride, mas reflectido sobre os erros e tentar não voltar a comete-los...coisa bem dificil ppara o Homem.
Ana Isabel
Desambientado
Uma e uma vez mais obrigada pela presença sempre tão atenta e bonita que fico sensibilizada. Em si há sempre uma mensagem carinhosa que nos dá força e nos motiva a prosseguir viagem.
Não quis fazer poesia, mas a sua mensagem tocou-me muito e obrigou-me a realizar uma breve retrospectiva à minha vida. Estive para escrever isto, mas aproveito e faço-o aqui. Obrigada.
Ana Isabel, antes de mais obrigada pela tua simpática visita ao meu blog. Tens toda a razão. Não é esquecendo que fazemos desaparecer os problemas que existem. Escrevemos e dizemos tantas coisas, mas é preciso reflectir maduramente sobre os erros para que haja assunção de atitudes humanamente mais correctas.
Muito obrigada pelo teu comentário e és sempre bem-vinda.
Beijs.
Deve ser uma pessoa, muito sensível, para escolher esse temas. Infelizmente são a realidade.
Bom Ano
Eva
As imagens apresentadas são uma realidade que era optimo que não existisse, mas, infelizmente existe.
Ontem foi o "Dia Mundial da Paz", será possivel haver paz todos os dias??
Se cada um de nós encontrar a SUA PAZ, contagiar quem os rodeia, já é um começo.
Um Bom Ano de 2006
Sabe Eva não é difícil ficar sensível às imensas tristezas que nos rodeiam. Mau seria se elas nos endurecessem o coração.
Bom ano para si também
Concordo completamente consigo. A consciência colectiva só se atinge através do aperfeiçoamento da individual.
Como poderá haver paz todos os dias se milhares morrem à fome, sofrem maus tratos, são explorados, violentados e injustiçados?
Poderemos sempre trabalhar para a paz todos os dias se tivermos, verdadeiramente, vontade de a construir.
Este comentário anterior era para responder à Nanda. Desde já muito obrigada pela tua visita.
Olá Fátima !
Obrigada pela sua visita. Também partilho da sua aspiração "Um Mundo Melhor"...mas,é necessário que a humildade, o amor, o desinteresse e o capitalismo selvagem (neo-liberalismo, ou globalização, ou mundialização...) fossem irradicados, contudo a minoria é muito poderosa e vai continuar a contribuir para que a Humanidade e o Planeta sofram.
Feliz 2006 para si
Obrigada fsilva pela tua visita ao a este blog. A minha intenção era de pensarmos que são muitos os que sofrem.
Sabemos à partida que existem desigualdades que são impostas por uma estrutura económica, que denomino "sem rosto" altamente agressiva. Não podemos ficar à espera que se irradiquem as estruturas existentes, penso mais que tudo faz parte de um processo, embora doloroso, pode ter desfechos imprevisíveis. Cabe-nos pois continuar a acreditar na capacidade humana de evoluir, congregando esforços conjuntos na construção de uma ética ambiental, garantindo o rumo ao desenvolvimento sustentável.
Bom ano para si também.
Já não basta pensar, há que agir e rápido.
Um ano de 2006 com muita Paz.
Fátima, estou plenamente de acordo consigo. A "luta" para ser eficaz, óbviamente terá de ser canalizada para a origem dos problemas.
Muito obrigada Hugo pela tua visita e comentário a este post. De facto, o pensamento isolado sem efeitos práticos anula o seu próprio significado.
Um bom ano para ti com muita paz
Fsilva, bem-vinda de novo!
Daí a Educação Ambiental deva ser uma realidade para que os indivíduos, enquanto cidadãos, tomem consciência das especificidades do meio ambiente e sejam responsabilizados pela sua conservação.
Olá professor Nelson e muito obrigada pela sua honrosa visita.
Abriu-nos o petite para os blogs e agora... passam-se bons pedaços à volta deles. Tenho, entretanto, aprendido muito com os posts de outros bloguistas e com os seus comentários. É uma experiência fascinante.
Daqui a pouco vai estar disponível outro blog, desta vez da Básica Integrada dos Biscoitos que conta os projectos que se vão realizando no âmbito da Educação Ambiental desde o Jardim de Infância ao 3º Ciclo.
Esta foi uma ideia que surgiu na sequência do seu módulo de Práticas Ambientais e de um projecto no domínio da disciplina de Projectos de Intervenção Ambiental. Constitui uma estratégia para permitir à comunidade escolar partilhar os seus projectos e actividades, bem como debater ideias sobre os mais variados temas relacionados com o ambiente.
A administrar o blog estou eu com outro colega do 2º ciclo, embora se pense implicar outra pessoa no processo a longo prazo.
Como vê sempre se vão fazendo umas coisinhas por aqui.
Bom ano de 2006 para si também e, uma vez, obrigada pela sua visita.
Volte sempre.
olá mana, espero que tenhas um óptimo ano novo com tudo o que mais desejas.
Concordo com o teu artigo, pois a natureza foi feita para o homem se servir dela e consumar o seu viver. E não foi feita para o homem a vandalizar e destruir. BJS Lurdes
Obrigada mana mais uma vez pela tua participação no blog. Também te desejo um óptimo 2006 e que consigas concretizar todos os teus projectos. O homem faz parte da Natureza e não se deveria esquecer disso, logo quando a respeita, respeita-se a si próprio e cria condições de sustentabilidade para a sua própria sobrevivência.
Beijinhos e volta sempre.
ruth iara,
obrigada pela possibilidade que deu a este post. Ele de facto provocou-me muita tristeza, porque espelha demasiada intolerância, desumanidade, violência, falta de amor...
Um abraço para ti
Enviar um comentário