O Paraíso das Áreas Protegidas...

Da Ponta da Ferraria destaca-se o Pico das Camarinhas, um Monumento Natural Regional que concentra interessantes estruturas geológicas. A escoada lávica expelida pelo vulcão deslizou pelos declives e lançou-se sobre o Oceano atlântico, formando uma espécie de fajã lávica. Nesta zona existem ainda nascentes termais que podem atingir os 62º.

E já que se fala de água quente, a Caldeira Velha, localizada na Serra de Água de Pau, Ribeira Grande possui soberbas nascentes de água quente que caem em cascatas, proporcionando o aparecimento de vegetação natural e exótica.
A Ponta da Galera na Caloura situa-se mais a Sul de São Miguel. Zona de elevada diversidade geomorfológica, com falésias baixas, ilhotas e rochedos isolados, enseadas, baías, e grutas submersas e semi-submersas. Pelas suas características é um privilegiado local de nidificação de aves, tais como: garajau-comum, cagarro, gaivota, milhafre, melro-preto, alvéola-cinzenta, tentilhão, toutinegra, pisco-de-peito-ruivo, canário-da-terra...

O Ilhéu de Vila Franca do Campo foi resultado de uma erupção submarina que deu origem a uma cratera circular aberta ao mar. É também uma importante zona de nidificação e passagem de aves marinhas, tendo sido classificado como uma Reserva Natural Regional.
A Lagoa do Fogo ocupa uma enorme caldeira de um vulcão, atingindo uma profundidade máxima de 30m, sendo a mais jovem de São Miguel. Ao seu redor desenvolve-se uma densa vegetação endémica, entre as quais o cedro-do-mato, o louro, o trovisco-macho, a malfurada e a urze.
As Sete Cidades é uma zona montanhosa, tendo a caldeira sido formada pelos colapsos sucessivos dos relevos que a rodeiam, com diâmetro de 5Km e profundidade máxima de 400m. Constitui uma importante área de endemismos e passagem de aves migratórias.

O Pico da Vara possui 1.103m e é o mais alto de São Miguel. Apresenta um relevo montanhoso com profundas ravinas, onde correm ribeiras quase permanentemente. A vegetação deste sítio é a densa floresta de Laurissilva, que aqui se conserva desde tempos imemoriais. Quanto às espécies de avifauna destaca-se uma ave terrestre rara, endémica dos Açores - o Priôlo, que se encontra em vias de extinção e encontrou neste Pico o seu refúgio.
Fotografias extraídas:
http://acores.sapo.pt/fotoacores/showgallery
www.usconsulateazores.pt
www.horta.uac.pt