Capelinhos uma relíquia vulcânica da Ilha e do arquipélago. Acolhimento para nidificação de algumas espécies de aves marinhas ameaçadas, tais como o Garajau-comum e Garajau-rosado.
O vulcão dos Capelinhos esteve em erupção entre 1957-58, tendo soterrado algumas habitações e parte do farol, agora marco emblemático do local.
Os habitats naturais do espaço que envolve o vulcão caracterizam-se, essencialmente, por vegetação resistente das costas de calhaus rolados, falésias com vegetação das costas macaronésicas, campos de lavas e escavações naturais. Pela sua diversidade geomorfológica esta zona foi designada como Área Protegida (SIC E ZPE).
http://fotos.sapo.pt/hibero/tag/faial
16 comentários:
Não estava fácil....Quero dizer-te que estes dois posts dedicados ao Faial estão muito bons. A região está muito bem divulgada aqui...
Olá Fátima
Nasci no Faial, é a minha terra. Sinto uma grande tristeza quando vou lá, há pouca preocupação em recuperar, mostrar, proteger,etc... as belezas naturais e a riqueza que aquela pequenita ilha possui, toda ela virada para o mar.
Paulo.
O blog esteve muito descontrolado. Foi complicado estabilizá-lo, talvez agora fique mais regular.
Obrigada pelo teu simpático comentário. Tenho preocupações acerca da conservação e preservação destas ilhas, embora a minha preocupação acabe por ser um pouco inócua. Volta sempre e óptimo fim-de-semana.
Mais um local emblemático, pelo seu passado e beleza "exótica"
Fsilva.
Já não vou ao Faial há bastante tempo, aliás como ao Pico. Penso que a descura não é só nessa ilha, mas em todas. Os cidadãos continuam a não valorizar as suas riquezas naturais. Os trabalhos que as diversas Associações Ambientais, Clubes e outras instituições em prol do ambiente não fazem eco nas populações.
Este novo Director Regional do Ambiente, Eduardo Carquejeiro, possui ideias interessantes, só espero que as trabalhe de forma interessante junto das populações.
Jorge.
Ando ainda em viagem pelas ilhas. Suspeito que vai ser uma longa e fascinante viagem. Pelo menos conto com isso.
A pequena ilha do Faial tem paisagens exuberantes, uma delas é a vista sobre o Pico.
Quando, à noite, nos aventuramos a passera pela avenida com a lua a reflectir nas águas do Canal e apresentar-nos o Pico, numa majestosa cor escura, ficamos paralizados de emoção.
Muito bem Fátima Silva, aos poucos aqueles que nunca foram a essas Ilhas maravilhosas vão acompanhando a história vulcânica dessa Ilha e tomando conhecimento dos seus pormenores. Um autêntico serviço Público na internet. Obrigado e um beijinho.
Sempre simpático com os comentários que faz. A minha intenção é que as pessoas se apaixonem por a rica biodiversidade destas oilhas e a preservem. Um objectivo bastante ambicioso.
Volta sempre.
Bela divulgação porque há beleza nas ilhas que transparece aqui e muito bem.
Obrigada pela tua visita porque neste dia faz 8 dias que nos encontrámos num clima ameno.
Bom fim-de-semana
Rosa Maria
Olá. Muito Obrigado pela sua passagem no meu cantinho! Estou deveras encantado com as lindas imagens do faial. Vale sempre a pena uma visita ao seu blog.
Olá Fátima.
Estes posts do Faial estão fantásticos. Não consegui ler o último até ao fim. Não consigo ver o post todo, nem daqui nem da Universidade. Este segundo, mal colocaste já tem uma imensidade de comentários, será dificil a partir de agora ser o primeiro.
Ontem por várias vezes vim aqui para te dar um recado: preciso da bibliografia e de uma pequena alteração que fizeste na tua proposta, para levar para São Miguel na segunda-feira. Quando me podes entregar?
Os Açores são um paraiso!
Parabéns pelo blog!
Azoriana.
Agradeço sinceramente as tuas palavras tão amáveis.
Hoje faz uma semana em que estávamos todos entusiasmados em descobrir quem é quem. Boa semana.
Ilhas.
Simpatia não lhe falta. Sinto este espaço mesmo como um cantinho em que tento aprender um pouco mais sobre as minhas ilhas.
Obrigada e bom fim-de-semana
Desambientado.
O meu blog anda mesmo estranho. Volta e meia fica pela metade. Para se ler uma postagem completa, o melhor é carregar no nome do artigo em arquivo.
Isto aqui não está assim tão concorrido. A sua simpatia e presença jamais terá concorrência.
Um óptimo fim-de-semana e obrigada pelo elogio.
dra danniela mann.
Agradeço imenso a sua simpática visita ao meu blog. Aqui fala-se a linguagem das paisagens, do oceano... aqui fala-se com vontade de abraçar as ilhas e de as preservar lindas e saudáveis.
Bom fim-de-semana para si
Enviar um comentário