Número total de visualizações de páginas

09 março, 2006

São Jorge... a ilha das fajãs!

... as magníficas fajãs, formadas a partir dos abatimentos de terra oriundos das encostas escarpadas da ilha, foram sugeridas pelo Desambientado, um grande admirador das paisagens Jorgenses.

"E Deus, cansado de observar o intenso labor, instalou-se na Fajã de Santo Cristo, plantou Vimes noutra e atirou cascas de ameijoas, para a lagoa à porta da sua casa." (comentário do desambientado no post anterior)


  • Fajã de Santo Cristo

A fajã de Santo Cristo formou-se a partir de materiais acumulados por desabamento e/ou escorrimento das suas encostas e ravinas. Possui uma lagoa, separada do mar por uma praia, com criação de amêijoas, a única nos Açores. Pelas suas características foi classificada como reserva natural. Para além disso, constitui um "santuário" para a nidificação e acolhimento de aves migratórias.
  • Fajã dos Vimes

  • Fajã de São João

  • Fajã dos Cubres

A fajã dos Cubres está relacionada com desabamentos provocados pelo "terramoto de 1757" (ver em Áreas Ambientais dos Açores) e pela erosão da água do mar e água doce. Possui uma lagoa com importante repertório de espécies da flora e da fauna nas suas margens e meio aquático. Em conjunto com a Ponta do Topo e costa NE da ilha encontra-se designada como Sítio de Interesse Comunitário.

  • Fajã do Ouvidor

  • Fajã das Almas

... (cont)...

(As fotografias foram seleccionadas a partir de buscas na internet, cujos autores foram já referenciados no post anterior e outros não me recordo. Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos)

9 comentários:

Desambientado disse...

Quanta honra ser citado aqui e quanto me honra essa gentileza.

Faz todo o sentido que este post seja uma continuação do anterior: São Jorge sem Fajãs, seria como um Anjo sem alma.

Está óptimo o post. Daqui a Dias a Secretaria do Turismo terá que te pagar por este trabalho.

Um beijinho.

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Desambientado querido: já falei isso!!! A secretaria deve sem dúvida, grandes honorários aqui e não é só a secretaria de turismo não!!! A do meio ambiente também!!!

Coversei com ele pela janela alheia... Vou sair e tornar va voltar!!!

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Cá estou eu... E estou pasma!!!

Sempre soube que essas ilhas são lindas, mas nunca tinha tido o prazer de me deparar com a beleza delas assim tão de perto e tendo uma guia como tu, para me mostrar tudo que há de melhor aí. Vou comprar meu bilhetinho aéreo e me programarei para uma temporada aí, pulando de ilha e ilha e apanharei contigo, as indicações dos caminhos... Tenho a nítida impressão de que serias capaz de programar uma viagem de férias para mim, despretenciosamente e apenas em sugestões, exatamente no estilo que eu aprecio e mais admiro.

Meus parabéns pela beleza do posto e das tuas lindas ilhas!!!

E... o visual estético está primoroso!!! Nada como forma aliada ao conteúdo!!!

Beijos para teu final de semana!!!
ò,ó

Fátima Silva disse...

Desambientado.
Com efeito ainda faltou referir a Fajã das Almas, que completaria a abundante beleza desta ilha. Tive, no entanto, problemas com a transferência da imagem.
Bem, quanto À Secretaria pagar-me alguns honorários não seria má ideia (estou a brincar).
Obrigada pela sua forte presença e constante reforço positivo.
Até já

Fátima Silva disse...

Lâmina D'Água.
És sempre muito generosa nos teus comentários.
Penso que se cá viesses irias com certeza ficar extasiada, pois cada ilha encerra um conjunto de belezas únicas e irrepetíveis.
Obrigada por tantos elogios, por tantas coisas bonitas que aqui comentas quando por cá passas.
Um excelente fim-de-semana para ti.

Maria Silva disse...

Encontrei um blog interessante sobre ambiente http://www.teessea.blogspot.com

bjs

Fátima Silva disse...

FsIlva.
Quase não detectava a tua presença. obrigada pela recomendação.

Vida disse...

Por todas estas Fajãs já me deliciei, são o paraíso em terra... adorei, a única que não fui foi à Fajã do Santo Cristo porque não tivémos tempo, gosto muito de S. Jorge especialmente do concelho da Calheta.
Está lindo o post, parabéns.

Beijinhos

Fátima Silva disse...

mdeus.
A Fajã de Santo Cristo é uma delícia para os olhos e para a alma. As fajãs são o encanto desta ilha.Muito obrigada pelo teu comentário tão simpático.