Número total de visualizações de páginas

23 março, 2006

A Oriente... A Ilha de São Miguel


O Paraíso das Áreas Protegidas...

Da Ponta da Ferraria destaca-se o Pico das Camarinhas, um Monumento Natural Regional que concentra interessantes estruturas geológicas. A escoada lávica expelida pelo vulcão deslizou pelos declives e lançou-se sobre o Oceano atlântico, formando uma espécie de fajã lávica. Nesta zona existem ainda nascentes termais que podem atingir os 62º.

E já que se fala de água quente, a Caldeira Velha, localizada na Serra de Água de Pau, Ribeira Grande possui soberbas nascentes de água quente que caem em cascatas, proporcionando o aparecimento de vegetação natural e exótica.

A Ponta da Galera na Caloura situa-se mais a Sul de São Miguel. Zona de elevada diversidade geomorfológica, com falésias baixas, ilhotas e rochedos isolados, enseadas, baías, e grutas submersas e semi-submersas. Pelas suas características é um privilegiado local de nidificação de aves, tais como: garajau-comum, cagarro, gaivota, milhafre, melro-preto, alvéola-cinzenta, tentilhão, toutinegra, pisco-de-peito-ruivo, canário-da-terra...

O Ilhéu de Vila Franca do Campo foi resultado de uma erupção submarina que deu origem a uma cratera circular aberta ao mar. É também uma importante zona de nidificação e passagem de aves marinhas, tendo sido classificado como uma Reserva Natural Regional.

A Lagoa do Fogo ocupa uma enorme caldeira de um vulcão, atingindo uma profundidade máxima de 30m, sendo a mais jovem de São Miguel. Ao seu redor desenvolve-se uma densa vegetação endémica, entre as quais o cedro-do-mato, o louro, o trovisco-macho, a malfurada e a urze.

As Sete Cidades é uma zona montanhosa, tendo a caldeira sido formada pelos colapsos sucessivos dos relevos que a rodeiam, com diâmetro de 5Km e profundidade máxima de 400m. Constitui uma importante área de endemismos e passagem de aves migratórias.

O Pico da Vara possui 1.103m e é o mais alto de São Miguel. Apresenta um relevo montanhoso com profundas ravinas, onde correm ribeiras quase permanentemente. A vegetação deste sítio é a densa floresta de Laurissilva, que aqui se conserva desde tempos imemoriais. Quanto às espécies de avifauna destaca-se uma ave terrestre rara, endémica dos Açores - o Priôlo, que se encontra em vias de extinção e encontrou neste Pico o seu refúgio.
Fotografias extraídas:
http://acores.sapo.pt/fotoacores/showgallery
www.usconsulateazores.pt
www.horta.uac.pt

27 comentários:

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Olá Querida!!!

Vou te dizer mais uma vez qe eu acho tudo isso que colocas aqui, uma provocação... Se é que isso existe mesmo - pois bem poderá ser ilusão de ótica - não sei a razão de eu ainda estar aqui...
Be,... Eu até sei... Sou da zona abaixo da linha imaginária e é o Equador quem determina onde seremos ou não aceitos e se não fosse isso, já estaria com a malinha nas mãos!!!
Um lindo dia pra ti, com um final de semana feliz e muitas coisas boas!!!
Beijinhos!!!
ò,ó

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Desculpas pelos meus erros de digitação, mas ainda não dormi e o dia está amanhecendo...
Beijos!!!

Paulo Ribeiro disse...

Mais uma vez, dás uma excelente imagem das nossas ilhas. Devias dedicar-te a fazer guias turísticos... Ías longe!

Beijinhos...

Desambientado disse...

Fátima.

Parece ser, mais uma vez o Paraíso na Terra. São Miguel é uma ilha deslumbrante, especialmente para quem gosta de paisagem modelada pela água.

Lindas imagens.

Fátima Silva disse...

Lâmina D'Água.
Pois vou-te fazer uma provocação ainda maior: estas paisagens não só existem como ao vivo são fantásticas, a nossa respiração fica por um fio, tal é a emoção que sentimos.
O que aqui destaquei é apenas uma parte da imensa beleza que esta ilha tem.
Então agora, uma temporada por aqui vinha mesmo a calhar? não?
Muito obrigada por cá teres estado e aproveito para te desejar um fim-de-semana cheio de alegria e emoção.
Beijinhos

Fátima Silva disse...

Paulo.
Olha que simpatia! Muito obrigada. Apenas dei algumas perspectivas das riquezas destas ilhas e ainda há tanto para mostrar, como tu bem sabes.
Beijinhos e um óptimo fim-de-semana para ti.

Fátima Silva disse...

Desambientado.
Vivi em São Miguel alguns anos e pude apreciar paisagens de sonho... é uma ilha verdadeiramente deslumbrante, cheia de surpresas ao virar de cada curva.
Muito obrigada pela visita e simpatia.

Fátima Silva disse...

Ambientalista.
Tens razão! Os nossos cartazes turísticos afrontam a nossa flora endémica.
Mas como há sempre forma de contornar as situações: quem sabe se uma proposta a certas entidades não seria bem aceite, pois as nossas plantas endémicas são muito vistosas...
Creio que se elas fossem cabeça de cartaz, as pessoas olhavam-nas com mais respeito.
Uma ideia para amadurecer!

CN disse...

lindíssima, a tua terra.

Anónimo disse...

Lindo Post . Obrigado pela sua visita e pelo alento dado. Mas as desiluções que vamos tendo com este país podre realmente são muitas

Jorge Moreira disse...

Que bom que foi reviver este sonho de Ilha do Arcanjo!
Que bom, relembrar o banho na Caldeira Velha...
Beijinhos,

Janelas da Alma disse...

Um excelente blog informativo e didáctico!..
Adoro a forma como apresentas os temas e as imagens!...
Voltarei com frequência...
Beijinhos

Nuno Osvaldo

Isabel José António disse...

Cara Amiga Fátima,

Pasei aqui "navegando" entre blogs e comentários.

Que ria manifestar-lhe a minha admiração por esta demonstração de tanta beleza que se respira ao visitar esta cantinho encantado.

Parabéns.

Se gostar de poesia, que se desprende das palavras também pode dar um saltinho ao nosso blog.

José António

Aprendiz de Viajante disse...

Que lindas fotografias da minha ilha...
Parabéns pelo teu blog.

logo, vou-te linkar

Fátima Silva disse...

cn.
Obrigada pela tua visitinha. de facto a minha terra é um verdadeiro paraíso.
Bom fim-de-semana e volta sempre.

Fátima Silva disse...

Ilhas.
Sou uma utópica, como já deve ter reparado, acredito que cada um pode marcar a diferença, mesmo neste nosso país.

Fátima Silva disse...

Jorge Moreira.
Parece-me que conhece bem estas ilhas. Um banho na Caldeira Velha é retemperador de energias. Uma delícia!
Uma pergunta: Por acaso não andou por cá já há algum tempo? Já esteve na Terceira? De repente associei o seu nome a qualquer coisa, mas não sei a quê?
Desejo-lhe um excelente fim-de-semana e obrigada por cá aparecer sempre.

Fátima Silva disse...

Nuno Oslavo.
Que presença tão lisonjeira e simpática. Fico agradecida pelo generoso comentário feito a este blog. Este é um espaço onde partilho com prazer as belezas e riquezas da "geo-biodiversidade" do cantinho onde vivo.
Obrigada por cá teres estado e sê sempre bem-vindo.

Fátima Silva disse...

José António.
Honra-me a sua presença e com certeza que irei ao vosso espaço. Gosto muito de poesia, aliás não será assim a vida?
Agradeço o seu comentário e fico feliz que tenha gostado das verdadeiras relíquias dos Açores que tenho vindo a apresentar.
Bom fim-de-semana e volta sempre.

Fátima Silva disse...

Soslayo.
Vou fazendo o que o coração me dita e o tempo me possibilita. Gosto deste minúsculo arquipélago que hoje tem sido fustigado por ventos fortíssimos. Gosto de sentir a maresia que sopra do mar e me purifica por dentro... do verde que me pinta o ânimo e me impulsiona a viver com alegria e intensidade... gosto de tudo isto... é lindo!
Também gosto de sentir o calor de todos estes amigos que aqui vêm a este espaço admirar as muitas belezas que estas terras têm... aqui espantam-se,deliciam-se e dizem coisas espantosas.
óptimo fim-de-semana e aqui fica um cantinho que o acolhe com todo o prazer.

Fátima Silva disse...

Wicca.
A tua ilha é espantosamente linda, deixa-me adjectivá-la assim. Sabes todavia que existem ainda outras paisagens que são de cortar a respiração e cá não estão representadas, mas se calhar...
Muito obrigada por cá teres vindo. Volta sempre e bom fim-de-semana.

Isabel José António disse...

Olá! Hoje fui eu que vim aqui e fiquei encantada com o seu blog! Já vi que também veio fazer-nos uma visita, é sempre bem vinda e continue o bom trabalho de chamada de atenção para a necessidade de preservação ambiental e de protecção aos animais.

Isabel

Desambientado disse...

Fátima.
Como viveste em S. Miguel e não apanhaste um bocadinho do sotaque? Foi pouco tempo?

Fátima Silva disse...

Isabel.
Duas pessoas e um blog. Achei interessantíssimo essa fusão no blog que têm. Agradeço a visita e o simpático comentário a este espaço que pretende ser de partilha e de aperfeiçoamento constante.
Bom fim-de-semana para ti e volta sempre.

Fátima Silva disse...

Isabel.
Duas pessoas e um blog. Achei interessantíssimo essa fusão no blog que têm. Agradeço a visita e o simpático comentário a este espaço que pretende ser de partilha e de aperfeiçoamento constante.
Bom fim-de-semana para ti e volta sempre.

Fátima Silva disse...

Desambientado.
Vivi em S. Miguel durante 6 anos interpolados. Apanhei pouco sotaque porque convivia com pessoas da minha terra, do Pico, do Continente que atenuavam as influências de pronúncia. Todavia algumas expressões como: "está tão riquinho"; "querida"; "corisca"; "não sabes..." entre outras faziam parte do meu vocabulário, mas o tempo, aos poucos apagou-as e agora sou terceirense de gema, com uma pronúncia que não deixa dúvidas.
Um óptimo fim-de-semana e venha cá sempre espevitar a curiosidade.

Fátima Silva disse...

bill_violin.
Thank you for your visit. This is a Wonderful island.
God summer for you in S. Miguel