Número total de visualizações de páginas

01 abril, 2006

Os Meninos Falam...


Vale a pena matar um animal?

Só para lhe roubar a pele?

posted by Clube os Curiosos (Alunos da Escola EB1 de Vilar, em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. Monitores: Jorge Moreira e Pedro Melo)

57 comentários:

Aprendiz de Viajante disse...

Teus posts batem forte no coração... sensibilizas!!! Parabéns e bom fds

Obrigada pela tua presença no meu blog. Gosto muito.

Maria Silva disse...

É emocionante, de candura...

Bom fim de semana

Bjs

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Os bebes são sempre linds, mas esses são mesmo muitíssmo especiais, tanto por sere fofinhos, quanto por serem tão dóceis e mansinhos. Os olhos são maravilhos e falam... Eles são de deixar a gente completamente embevecida e entregue a beleza deles e ai... Alguém que deve ser feito de aço inox, resolve que eles estão existindo em número excessivos... O resultado disso embeleza alguém que deve realmente considerar-se elegante, com peles de animais massacrados!!! Há coisas que eu não conseguirei jamais entender, como a falta de ética e respeito e sob hipótese alguma, o sacrifício de animais poderá vestir alguém moderno!!! CONTEMPORÂNEO é estar ambientado e possui cuidados com o meio!!! Isso é andar na MODA!!! Essa é a MODA QUE DEVE PEGAR!!!

Quem tem roupas de pele, poderá fazer uma BELA doação de tais peças para os que vivem nas ruas e precisam se aquecer. Somente nesses necessitados poderemos aceitar o uso desses casacos que DESENFEITAM as pessoas consideradas como MODERNAS. O Desafio é que os peludinhos saiam dos armários e se insiram no CONTEXTO, independento do muito que tenham gastando com a compra deles, pois afina esse é o preço a ser pago por seres pouco ligados...

Beijinhos!!!
ò,ó

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Desconsiderem meus muitos erros de digitaçào, pois além de não reler o que escrevo, antes de postar e para ajudar, estou com um teclado que por vezes não registra o que teclo, mas de todo, dá para me compreender.
Beijo!!!

Desambientado disse...

O Slogan é brilhante e profundo.

Vejo que a tua luta continua intensa.

Parabéns lutadora.

Anónimo disse...

Fátima Silva, o Slogan que colocáste sobre a foto está excelentemente imaginativa. Parabéns, Um beijinho.

Fátima Silva disse...

Soslayo.
Esta ideia não me pertence, ela é da autoria do blog "O Clube dos Curiosos". Eu pedi para a destacar aqui porque provoca grande impacto e tem uma grande mensagem associadas.

Os parabéns dê ao Jorge Moreira e Pedro Melo que a desenvolveram junto dos seus meninos de Vilar Andorinho.
Sigam o link no final do post.
Bom fim-de-semana e obrigada
De qualquer modo agradeço muito a simpatia.
Bom

Fátima Silva disse...

Meus amigos.
Eu agora não vou poder responder a mais ninguém. Amanhã cá voltarei. Boa noite, fiquem bem e obrigada pelas vossas visitas.

Jorge Moreira disse...

Querida Amiga,
A luta é de todos e tu fazes um papel muito importante neste teu belo espaço e certamente no teu dia a dia.
Mais uma vez... Obrigado!

Choca-me ver este horror, este sofrimento.
Para quê?
Pensem minhas senhoras e meus senhores, quando vir vocês vestidos com peles, isso só prova aquilo que são... e cada vez mais há gente a olhar para vocês...

Querida Amiga Fátima, isto não é para ti certamente. Beijinhos e bom fim de semana,

Jorge Moreira disse...

Querida Amiga,
Depois da leitura do teu comentário no Lâmina D`Água, deixei lá o seguinte:

"As Crianças são o Amanhã!
São a Esperança,
São a Pureza,
São o Amor incondicional,
São a Alegria de Viver!

Só uma pequenina rectificação, não sou professor, mas monitor no Clube os Curiosos, junto com o Amigo Pedro Melo. Fazemos este Clube como uma dádiva de Amor e Esperança para um Amanhã melhor... sem ganhar nada, a não ser a Alegria de partilhar algo com Elas."

Jorge Moreira.

Armando disse...

Bem Fatima...!! parece que agora aqui tens mais um "revoltado" como frequentador deste teu espaço, mas por favor não quero que te sintas obrigada a visitar-me como retribuição....deixa lá isso que o meu blog não te diz nada (apenas emoções sentimentais), aquilo é um mundo à parte, o tempo que perdes em lá ir é preferivel usa-lo em assinares uma petição, dar-me-ia mais prazer....!! E agora desculpa não sei se é algo de novo para ti..presumo que não mas como não vi por aqui nada disto deixava-te se me permites.... os links das petições que eu assinei no dia 25 de Março contra esta monstruosidade!!

mesmo que não encontre aqui quem assine seria para mim um enorme prazer se o tu o fizesses!! Deixarei estes links tambem no Blog do Jorge e da Lamina D`agua (espero que não se importem, ou que me achem um "aborrecido")!!

P.S.-
Que raio fatima..!! não consigo que este comentario siga com os endereços aqui!! que estupidez...como faço ?????

Armando disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Armando disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Armando disse...

Esquece Fatima depois de varias tentivas não consigui, contudo ao tentar colocar estes infrutiferamente tambem no Blog da Lamina Dàgua reparei que afinal ela tem os links das peticões no final do post...que estupidez a minha!! Ia jurar que não os tinha visto lá ontem quando li o post...enfim!!! Devo andar doido...!!(sorrisos)

Isabel José António disse...

Bom dia Fátima,

Salvaguardando as devidas distâncias, os olhos desta foca, deste post, parecem os olhos dum bebé humano. Quando os bébés nos olham, sem nada dizerem, como é óbvio, e fixam longamente os seus olhos nos nossos, sentimos como que um "baque", "um murro na boca do estomago". Porque sentimos ambos que estamos, nós e a criança, ligados por laços invisíveis, a algo muito mais elevado, sublime. Talvez a algo que o psicanalista Carl Jung definiu como "O inconsciente colectivo".

E sem nada se dizer sentimo-nos unidos com a criança, mesmo que não seja o nosso filho, à sua inocência, à sua pureza.

Volto a frisar, salvaguardadas as devidas distâncias, se olharmos no olhar terno e envolvente desta foca, talvez ainda bébé, toda a ternura que dele (olhar) se desprende nos toca profundamente.

Se não fizermos qualquer comentário (apreciações de valor) e prosseguirmos durante algum tempo com o nosso olhar fixo no desta foca, a pouco e pouco iremos sentir que fazemos parte da foca e ela de nós. Que as células de que é composta têm o mesmo "material" de que as nossas são constituídas. Ou seja, todos somos UNOS com tudo o que existe. Todos derivámos da CRIAÇÃO.

Como é que é possível que alguém no seu perfeito juízo, queira matar (exterminar) selvaticamente um outro ser?

É a inversão total dos valores, sacrificados no altar do LUCRO SACROSSANTO.

A maior parte da humanidade está "apanhada pelo clima", deste pestilento odor a morte e selvajaria em que querem transformar a vida inteira.

Um beijinho

José António

Fátima Silva disse...

Wicca.
É um prazer ter-te sempre por aqui. Quanto mais nos revoltarmos, melhor sucedidos seremos, pelo menos na mudança de mentalidades.
Bom fim-de-semana.

Fátima Silva disse...

Fsilva.
Vivas por cá teres passado. Pois a imagem é mesmo uma verdadeira ternura e a mensagem belíssima. Tudo graças ao Cbube os Curiosos que aconselho que o visitem vivamente e deixem lá muitos incentivos àquela gente pequenina que se esforça muito e tem óptimas iniciativas. Também outra coisa não seria de esperar, tendo como monitores o Jorge, que tem sido uma presença gentil a toda a hora, e o Pedro Melo.
Bom Domingo

Fátima Silva disse...

Jorge.
É muito compensador todo este intercâmbio em prol de uma luta que tem sido muito desigual. Estamos todos preocupados com a insubordinação humana em relação a todos os restantes seres vivos e mesmo em relação a ele próprio. As vozes falam e as consciências sentir-se-ão cada vez mais abaladas.
Agradeço profundamente esta parceria.
Beijinhos e um resto de domingo excelente.

Fátima Silva disse...

Clube os Curiosos.
Vocês são curiosos e excelentes obreiros nos trabalhos a que se propõem a realizar.
Meus amiguinhos continuem a trabalhar muito pelo ambiente, quer a conhecê-lo melhor, quer a acusar os males que lhe fazem.
Agradeço do fundo do coração a vossa presença neste espaço.
Este post e este espaço é inteiramente vosso.
Muitos beijinhos.

Fátima Silva disse...

Jorge.
Desculpa, mas entusiasmei-me com o clube dos curiosos e esqueci-me de te dirigir uma palavra de apreço e também rectificativa.
Primeiro um louvor para ti e Pedro Melo pelo grandioso trabalho que têm levado a cabo.
Depois um pedido de desculpas por ter dito que eras professor.
Mas agora uma provocação:
Não serás mesmo um grande professor, enquanto monitor?
Beijinhos e obrigada por tanta simpatia.

Fátima Silva disse...

Cristina.
Isto tem sido uma confusão nas respostas. Eu gosto de dá-las pela ordem cronológica, mas hoje atrapalhei-me.
Mas agora vou pôr duas só para ti.
Tens-me andado a acompanhar sempre em todo este processo e a ampliar o seu efeito de forma tão rica, que lucraremos, com certeza, a dobrar.
Concordo contigo e subescrevo. São criaturas tão amorosas as focas que é difícil como essa gente não se impressione com elas... que o coração fique de pedra e não seja capaz de se enternecer.
Acho que essa tua ideia seria excelente, a doação dos casacos a quem realmente precisa... pelo menos demonstrava boa vontade e aquecia tantos por dentro e por fora.
Beijinhos e obrigada por esse contributo valioso para a reflexão deste problema.

Fátima Silva disse...

Cristina.
Cristina.
Agora mais um para ti.
Não te preocupes com os erros, porque eu dou imensos, é da correria e da vontade que temos de escrever a todos. Também, às vezes o pensamento assalta-nos com tal velocidade que nem sempre os dedos acompanham e um toque ao lado acontece amiúde. Raramente leio o que escrevo.
Beijinhos.
Já deixei uma mensagem no teu espaço.

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Fatima Silva...

Também adorei tudo isso!!! Tanto que o próximo post, será para as crianças novamente e dessa vez, numa maneira mais engraçada. Farei o novo post depois de terça feira, pois assim darei tempo para as crianças do Raminho, poderem levar o endereço dessa postagem que aqui está, para suas casas se assim o desejarem, para que os pais tenham conhecimento.

Eu adorei o espaço dos Curiosos. Plasticamente muito bem desenvolvido e com informações na medida exata!!! Muito lindo tudo por lá e todos estão de parabéns. Será bem interessante mesmo, colocares teus meninos a visitarem aquele espaço, que tem o poder de informar reeducando o olhar. Até o porta lixo deles aparece bonito nas fotos e isso é muito importante, pois reeduca e condiciona a visão a buscar mais harmonia plástica e estética no meio. Os seres humanos possuem a triste propriedade de não se abalarem com o FEIO e por causa disso, se acostumam com as cenas tenebrosas, macabras e bizarras que nos cercam. Se aprendermos a conviver com o BELO, passaremos a ser mais exigentes e nossos olhares não se conformarão com a aridez de cenas de destruição que temos de conviver dia após dias...

Beijinhos para teu dia também!!!

Isso deixei lá para ti, mas nem precisas te preocupa comigo. Sei o que é confusào de rede e de tempo!!!

Fátima Silva disse...

armando.
Eu não considero a visita aos blogs dos meus visitantes uma perda de tempo, longe disso. Gosto de partilhar com eles as suas alegrias e tristezas, bem como contribuir para a discussão e/oi dar uma opinião sobre o post. Só lamento ter pouco tempo p'ra isso e cada vez mais vai sendo pior, por compromissos académicos. No entanto é uma honra e um vício percorrer os diferentes espaços e, sobretudo, encontrar neles amigos.
Sou novata nestas andanças dos blogs e disse uma vez a uma pessoa que estranhava que se fizessem amigos assim por esse meio. Tenho de me redimir dessa frase.
Obrigada por seres mais um revoltado. Já assinei a petição quando visitei o espaço de Soslayo e pretendo estar com este post mais uns dias.
Sei que tudo o que se faça é sempre pouco, mas é preciso acreditar que é possível.

Fátima Silva disse...

José António.
Profundíssimo e excelente o teu comentário.
Fiquei eu sem palavras quando o li.
Tens razão os olhos... os olhos dessas maravilhosas criaturas são negros e carregados de ternura... como é possível que aqueles homens não se comovam.
Os olhos dessa gente está raiado de sangue e doente...
Agradeço este teu belíssimo contributo.
Um beijinho e resto de bom domingo.

Fátima Silva disse...

Desambientado.
Meu amigo, desculpa de vires parar cá abaixo. Sei que tens algo de novo no teu espaço, mas isto está complicado e tenho de fazer uma pausa, já de seguida, para compromissos familiares.
Como já deves ter percebido este post não é da minha autoria. Ele pertence a um grupo de miudagem que tem realizado com o Jorge Moreira e o Pedro um óptimo trabalho.
Obrigada pela visitinha e um domingo excelente p´ra ti.

Fátima Silva disse...

Cristina.
Tenho de ir, mas não resisto a agradecer o tempo que me cedes para os meninos do Raminho poderem de, algum modo, contribuir e maravilhar-se com o teu post magnífico.

Os meninos do Clube os curiosos, penso que também vão ter uma surpresa.

És generosa isso já todos sabemos e dona de um coração gigante.
Beijinhos e óptimo domingo, uma vez mais.

Jorge Moreira disse...

Querida Amiga,
Estamos sem palavras...
Um muito Obrigado por todo o Carinho.
Beijinhos,

Paulo Ribeiro disse...

Aquelas imagens de baixo fazem-me impressão...

Fátima Silva disse...

Clube os Curiosos.
Vocês merecem todo o nosso apreço e carinho.
Muitos beijinhos

Fátima Silva disse...

Paulo.
Eu sei vizinho. Eu sei que vir aqui custa-te um bocado, mas tem de ser.
Se não tivesses um bom coração não te faria impressão.
Ainda bem que estas imagens te afligem... tens a tua humanidade garantida. Quem dera que estas imagens e furassem a cabeça de quem tanto mal pratica.

greentea disse...

quem faz o mal não olha para estes olhos nem tem ouvidospara ouvir os gemidos q elas dão -porque tudo é aflitivo.
Choca, de facto é precisar chocar para ver se as pessoas deixam de usar as peles e os governos de autorizar esta barbárie, em pleno sec XXI pior que o circo de roma, no sec I

greentea disse...

enviada pelo yahoogrupos.com.br. Mais informações
Data: Wed, 29 Mar 2006 14:53:06 -0000
Assunto: [LPDAml] PSP COM LICeNÇA PARA MATAR CÃES

Na ilha graciosa (açores) os caes vadios vao ser abatidos numa acção
concertada entre a camara e a PAP locais. O objectivo desta acção é
combater os ataques dos canídeos às explorações agrícolas. Trata-se
da ultima solução encontrada para lutar contra os ataques dos caes
vadios, que causam prejuizos aos agricultores. Forma menos radical
seria a abertura de um canil, mas a edilidade invoca a Lei do
Orçamento de Estado, que obriga a reduzir os custos com despesas de
pessoal, nomeadamente, um vetrinário, figura fulcral para se abrir
uma infra-estrutura dessas.

São cerca de 30 a 40 caes, considerados semi-selvagens e perigosos,
que atacam o gado que se ninguem fizer nada vão acabar por ser
abatidos a tiro.

Por favor, se conhecerem alguem que more lá ou se se lembrarem de
alguma ideia para poder protestar contra isto comuniquem-na. Sei que
sozinha não poderei fazer muito mas se houver vontade de muita gente
pode ser que se possa fazer alguma coisa...

Naza_pt@yahoo.es
recebi agora esta mensagem

Vida disse...

Fátima estes animais se são considerados semi selvagens não podema andar à solta, um dia ainda atacam alguêm, penso que só os habitantes da Ilha poderão tentar arranjar soluções para retirarem estes animais da rua, no entanto muitas cabeças poderão ter várias soluções e vamos tentar encontrá-las...
Beijinhos.

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Sobre os cães...

Não conheço nada e nada sei a respeito, mas não seria bem mais lógico um controle através da castração e delimitação de territórios???

Imagino ser simplista e frio demais, solucionar excesso populacional de quaisquer animais, com o extermínio deles... O Canadá, faz o mesmo. Já fizeram com os lobos, na Nova escócia e fazem com as foquinhas, na mesma região que me parece ser uma exterminadora de animais. Usam essa mesma conversa fiada de manter o equilíbrio... Estranhamente eles exterminam focas bebes, cujas peles rendem muito dinheiro e como se a natureza fosse programada pelas mãos dos homens e partisse desses mesmos homens, o equilíbrio na terra...
Só para os humanos, não há soluções dessas e se houvesse, certamente faltaria valas... Que os cães poderão ferir algumas pessoas, é de fato um risco, mas o contrário então é válido??? Os homens podem ferir e matar os cães??? Nunca consegui entender essa matemática... Nem vou nunca!!!
O que temos nós de superior que nos autoriza levar à morte, outras espécies??? Gostaria muitíssimo de saber de onde partiu essa nossa pretença e burra superioridade...

Bem minha querida Fatima... Estou aqui para agradecer e já meti minha colher na panelinha alheia, mas como não fazê-lo??? No entanto quero dizer que estou muito feliz pelos recadinhos dos meninos do Raminho e já deixei lá resposta aos comentários!!!

Se puderes, me escreva para laminadagua@gmail.com para que eu possa te enviar as fotos que eles me pediram.

Beijos

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Consegui pegar aqui teu endereço. Não estava conseguindo, mas agora deu e já estou te mandando as fotos para lá!!!
Beijo!!!
ò,ó

Fátima Silva disse...

greentea.
Faço minhas as tuas palavras em relação à às focas. As medidas deveriam ser efectivamente baseadas na vida e não nos lucros, mas isto é utopia. Que pena haja por aí tanta maldade à solta.

Fátima Silva disse...

greentea.
Esqueci-me de referir que coloquei a mensagem que me enviaste em diversos posts. É preciso fazer algo, concordo plenamente. Terá de haver uma solução mais humana, menos animalesca de tratar o assunto. Todavia esses animais têm dono, isso não me sai da cabeça, numa ilha tão pequena como a Graciosa. Para além disso, eles estão a atacar outros animais e é preciso ter cuidado, porque estes cães vadios podem-se tornar uma ameaça para qualquer tipo de pessoas mesmo crianças. Eu arrepio-me toda só de pensar.
A solução seria pararem de jogar com a vida das pessoas e capturarem os cães, colocando-os no canil ou abaterem de forma rápida sem sofrimento. Esses cães que caçam dessa forma são muito perigosos para serem adoptados. Tive um cão que desde que começou a ter vício de caçar perdeu o respeito aos meus filhos e atacou o mais velho... se a minha cadela não o tivesse travado, sabe Deus...
É preciso ter decência quando se opta por ter animais.

Fátima Silva disse...

mdeus.
Concordo contigo. A ilha da Graciosa é pequena e os estragos podem ser muitos, tratando-se de animais esfomeados.
A Câmara está a mediatizar a situação para exercer pressão sobre o governo, mas nâo concordo muito com o processo.

Fátima Silva disse...

ruth iara.
Acho que devemos andar quentes, mas para isso existem muitos materiais. As pessoas abusam da noção que têm de agasalho, transformando-o em adereço de luxo, que lhe proporciona status. Uma manifestação de riqueza ridícula.
Beijinhos e boa semana.

Fátima Silva disse...

Cristina.
Hoje demorei a cá chegar. Ando por aí enfiada em escritos e ainda vou continuar.
Obrigada pelas fotos os meninos vão adorar, tenho a certeza. Vou-os desafiar a tirarem algumas. Vais ver que são amorosos. As carinhas deles estão em toda a parte no blog da Eva Vidal... muito fotogénicos, por sinal. Possuem nas palavras e no olhar aquela doce inocência que tanto queremos resgatar, mas a caminhada retirou-nos.
Beijinhos e um óptimo dia de Terça-feira.

Paulo disse...

Não, não tem:)

Fátima Silva disse...

fernão.
Obrigada pela sua visita. Poderia ser um pouco mais específico em relação à negação que produz?

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Fátima...

Já respondi aos meninos, mas acho que acabei por gerar uma pantomima na escola... (risos!!!), o que não seria novidade em se tratado de Cristina em sala de aulas...(risos!!!). Se por acaso eles inventarem de fazer de tuas salas, uma grande cozinha experimental, não te assustes!!!

Vidal entrou em contato comigo e deixou recado no post logo abaixo desse onde a galinha está fantasiada de arco íris!!!

Se fores até lá poderás ler o que ela diz...

Beijinhos querida!!!
ò,ó

Fátima Silva disse...

lâmina d'água.
Desculpa, mas as ligações à net, lá na escola não andam lá grande coisa. Amanhã conto fazer uma visita se tudo correr bem com os Génios.
Cheguei agora a casa e vou p'ra lá já.
Beijinhos

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Fátima...

Refiz o cometário anterior que tinha deixado para ti, pois pensei que poderás ler com as crianças e estava tapadinho de erros de digitaçào. Fui lá e tentei corrigir e peça desculpas a eles se por vezes encontrarem error em meus comentários, pois além de avoada, sou mesmo bem ceguinha...

Beijinos!!!

ò,ó

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Olhe... u já ri muito com aqueles meninos!!! Quase tive um treco de tanto rir, com as estórias das receitas das sopas e das misturas entre vegetais e animais...
Hoje já dei uma nova sugestão e vamos ver como eles reagirão a isso agora!!!
Tenho me divertido com eles e vim até aqui para te agradecer por isso!!! Tem sido mesmo muito agradável eu poder desfrutar da atenção de todos eles!!!

Beijinhos querida Fátima!!!

Fátima Silva disse...

Cristina.
Já estou um nadinha mais livre. Não és só tu que te divertes, tenho tido uns bons momentos com aquela pequenada amorosa e muito divertida. Gosto imenso deles!
Hoje foi giríssimo a preparação da ementa... foram muito criativos e sobretudo estavam entusiasmadíssimos. Eles gostam também muito de ti.
Eu fiquei surpreendida com a inspiração deles e o mais interessante é que as meninas expert nem estavam lá.
Sabes o melhor do mundo são as crianças, elas dão-me imensa tranquilidade.
Amanhã elas vão-te responder e partem para férias.
Beijinhos minha amiga e desfruta da companhia e suavidade daqueles meninos.
Até amanhã.

Fátima Silva disse...

cristina.
Não te preocupes com os erros de digitação. Não é um comentário que vai atrapalhar ou influenciar a sua escrita. Eles sabem que com a pressa ficam letras atrás, aparecem outras fora do seu lugar... Já puderam comprovar comigo mesma. Eles ditam e eu escrevo para ser mais rápido e, de vez em quando, lá vai uma asneira.
muitos beijinhos e obrigada por essa enorme simpatia e amizade por nós.

Armando disse...

Olá Fatima!! Está bem que este post é interessante mas vá lá... coloca por favor um outro (interessante na mesma), ou esta caixa de comments ainda acaba tipo "chat" ou "forum"!! (sorrisos)!!

Anónimo disse...

Bom fim-de-semana. Se lhe calhar dê um saltinho até Angra no Domingo à noite para assistir a minha peça Fim de Partida de Samuel Beckett. Abraço.

Fátima Silva disse...

armando.
O teu comentário fez-me rir a bom rir. Tens razão, mas tenho andado bem embrulhada em trabalho. Não tarda nada e terás coisas novas.
Gostei muito da tua crítica. É preciso ter coragem sim senhor... Essa do chat foi de mestre.

Fátima Silva disse...

Ofeliazinha.
Desejo-te também um bom fim-de-semana e boa sorte para a tua peça. Se não houver contratempos passarei por lá. Obrigada.

Jorge Moreira disse...

Olá Fátima,
Desejo-te um bom fim de semana.
Beijinhos,

Fátima Silva disse...

Olá Jorge, Tenho andado um pouco distante dos blogs, por motivos de trabalho. Conto hoje actualizar-me e visitar-vos.
Bom fim-de-semana para ti também.
Beijinhos

Anónimo disse...

Excellent, love it! Proactiv solution $39.95 Acuvue toric lense Bingo rm royal bank auto insurance Marseilles area rug Functional groups in zithromax Mercedes benz in georgia Based business free home internet networkcom site Body lift kit chevrolet zithromax alchol http://www.blowjob-videos-7.info Free xxx fucking and cumshot trailers

Anónimo disse...

What a great site »